Livro: LOLO BARNABÉ
Áreas Envolvidas: Língua Portuguesa e História
Tema Transversal: Trabalho e Consumo
a) ANTES DA LEITURA
1. Mostrei aos alunos a capa do
livro e estimulei-os a criar hipóteses a respeito do desenrolar da
história. Que impressão eles tinham das duas personagens na ilustração?
Qual era o momento da história em que a narrativa se passava?
2. Li com eles o texto da
contracapa, que lhes daria mais pistas a respeito do conteúdo da obra.
Por que será que Lolo Barnabé não é completamente feliz? Deixei que
criassem hipóteses.
3. Propus uma pesquisa a
respeito do homem na pré-história. Em quais períodos a chamada
pré-história se divide? De que forma o homem vivia em cada um deles?
4. Estimulei os alunos a visitar o site da Eva Furnari (www.evafurnari.com.br) para que soubessem um pouco mais a respeito da autora.
Obs.: O livro foi baixado da
internet, o projeto se desdobrou em outras fases, abordando outras áreas
do conhecimento (matemática, ciências, geografia, artes, produção de
texto e informática).
Projeto
de Leitura realizado em 2011, livro: LOLO BARNABÉ.
Etapas:
- Resenha
- Trabalho interdisciplinar:
PROBLEMATIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 1: Ampliando nosso conhecimento e pensando…; Atividade 2 — No tempo das cavernas…; Atividade 3 — Vantagens e desvantagens; Atividade 4 — Consumismo e televisão; Atividade 5 — O que nós temos e não precisamos ter?;
Atividade 1: Ampliando nosso conhecimento e pensando…; Atividade 2 — No tempo das cavernas…; Atividade 3 — Vantagens e desvantagens; Atividade 4 — Consumismo e televisão; Atividade 5 — O que nós temos e não precisamos ter?;
Atividade
6 — E o tempo passou…
- SÍNTESE.
Aprendizagem por recepção e descoberta. Com linguagem visual e
verbal para o aluno atribuir valor às novas informações,
utilizando conceitos pré-existentes que permitiu estabelecer
relações não arbitrárias e relações substantivas, entre o novo
que transforma. Construíram novas hipóteses, tomaram decisões,
buscaram informações, estimulando a participação ativa, através
de inúmeras estratégias.
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Olá Glenda,
Primeiro adorrrreeeiii a história, as imagens, as soluções encontradas pelas personagens.
A forma como você trabalhou mostra antes de mais nada a
interdisciplinaridade e ela ajuda os educandos a perceberem melhor a
construção do pensamento, sendo assim o princípio da autonomia está
muito presente, mas não podemos nos esquecer da colaboração entre todos,
professores e alunos para que a leitura, a figuratividade e a escrita
se façam de maneira a dar identidade a cada um.
Então, o que achas?
Bjs,
Célia Lopes
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Glenda Janaina Santos Da Silva Dias
As atividades propostas tiveram como princípio educativo a cooperação e a autonomia.
2ª etapa, foi trabalhado o princípio da cooperação. Exigiu a
colaboração e contribuição dos alunos, pois demandava trabalho conjunto e
coletivo para alcançar o objetivo compartilhado. Não bastava a reflexão
dos individual, mais sim compartilhar suas reflexões com as reflexões
dos outros.
1ª, 3ª e 4ª etapas, foi trabalhado o princípio da autonomia. Pois
compreende o domínio crítico e referenciado do conhecimento. A
capacidade de decidir, de processar e selecionar informações e de lidar
com elas criticamente.
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Acredito que o princípio educativo utilizado em sua aula foi o da
cooperação. Pois esse princípio exige a contribuição dos participantes.
Como também o desenvolvimento de habilidades e competências para o
trabalho em conjunto e coletivo para alcançar um objetivo compartilhado.
Favorecendo reflexões dos participantes do processo
ensino-aprendizagem. Através do desenvolvimento concreto é possível
ampliar a visão de mundo e a mudança interna dos sujeitos em processo de
conhecimento em resposta a essas reflexões. A construção do
conhecimento é estimulado quando o aluno tem oportunidade de se
relacionar com outros, quando precisa interagir, cooperar e coordenar
pontos de vista com colegas.
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