Trabalho na Escola José Juarez Reis Franco, no município de Piraí, Com turmas de 1º e 2º ano. Nosso trabalho é norteado pelo PPP, no final do ano realizamos a Avaliação Institucional para analisar nossas pontos fortes e nossas necessidades de aperfeiçoamento, culminado em nosso plano de ação. No ano passado nosso plano de ação teve o seguinte tema: DO PLANO DO CHORO AO PLANO DE AÇÃO. Iniciamos nossa mudança de olhar, ao invés de olharmos as dificuldades dos alunos olhamos as nossas fraquesas e somamos parcerias, onde o aluno com dificuldade não era só meu e sim da escola como um todo e iniciamos um processo de recuperação paralela que foi um sucesso.
A Prova Brasil, também é aplicada e os avanços são muito significativos.
Realizamos todos os meses a avaliação diagnóstica nos alunos para identificarmos sua construção no processo de leitura e escrita, produzimos gráficos, apresentamos nos Conselhos de Classe, nas Discussões pedagógicas e nos TD's (Treinamento em Desenvovimento) estudamos as etapas da construção da escrita e o que oferecer em cada uma delas para favorecer desenvolvimento do aluno, exigindo estudo constante, pois somos desfiados pelo novo quando começamos a nos perguntar a partir do que não sabemos. Pressupões trabalho em equipe, pois não é algo que se faça de forma isolada.
Abraço,
Glenda
Boa tarde a todos colegas e professores.
Essa situação apresentada pela colega Glenda, foi muito enriquecedora, pois vimo que um bom Planejamento, um plano de ação e um bom controle desse plano traz bons resultados.
Isso nos remete a uma discussão: Como acompanhar os alunos de EAD?
Vimos que há várias diretrizes a serem seguidas, como polos de apoio, materiais didáticos bem elaborados, equipes multidisciplinar preparadas, mas sem dúvida manter um aluno Ead, motivado é muito mais complexo é um grande desafio, pois filtrar esse mundo de informações que a tecnologia oferece e transformá-lo em aprendizado é um caminho de muitos obstáculos, mas recompensador na linha de chegada.
Abraços,
Renata
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Glenda Janaina Santos Da Silva Dias
Concepção
de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem - ressalta
a compreensão de EDUCAÇÃO, superando visão fragmentada do conhecimento,
destacando a importância do trabalho interdisciplinar. Como exemplo,
três saberes são desenvolvidos nesse ato de troca interdisciplinar. O
primeiro é um saber ser interdisciplinar, que se manifesta pela abertura
ao diálogo, no estar aberto a críticas e sugestões. O segundo é um
saber fazer pelo qual se aprende a contextualizar objetos de
conhecimentos e utilizar habilidades desenvolvidas, usualmente em outras
áreas. O terceiro é um saber conhecer pelo qual se pergunta e se
pesquisa a partir do ponto de vista de outras áreas de conhecimento,
transmitindo os limites de conhecimento da área de formação.
Olá
Pegando o gancho dado pela Glenda e os outros participantes do fórum vou apontar alguns ítens que pesquisei no www.educador.brasilescola.
Alguns princípios nos quais os educadores e os projetos educacionais baseiam-se para promover a interdisciplinaridade:
Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
Na crença de que o indivíduo que aprende; então, é preciso ensinar a aprender, a estudar, etc., estabelecendo uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
Embora adquirido individualmente, o conhecimento é uma totalidade.
A criança, o jovem e o adulto aprendem quando têm um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
Objetivos de metodologia do trabalho interdisciplinar 1º Integrar os conteúdos;
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;
3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
4º Ter o ensino - aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
Dessa forma teremos uma Escola participativa que trabalha na formação social do indivíduo, por meio da prática coletiva e da solidária buscando uma visão progressista e libertadora como a defendida por Paulo Freire e outros educadores.
Glenda Janaina Santos Da Silva Dias
Pegando o gancho dado pela Glenda e os outros participantes do fórum vou apontar alguns ítens que pesquisei no www.educador.brasilescola.
Alguns princípios nos quais os educadores e os projetos educacionais baseiam-se para promover a interdisciplinaridade:
Noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
Na crença de que o indivíduo que aprende; então, é preciso ensinar a aprender, a estudar, etc., estabelecendo uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
Embora adquirido individualmente, o conhecimento é uma totalidade.
A criança, o jovem e o adulto aprendem quando têm um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento.
Objetivos de metodologia do trabalho interdisciplinar 1º Integrar os conteúdos;
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;
3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
4º Ter o ensino - aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
Dessa forma teremos uma Escola participativa que trabalha na formação social do indivíduo, por meio da prática coletiva e da solidária buscando uma visão progressista e libertadora como a defendida por Paulo Freire e outros educadores.
O que vocês já vivenciaram enquanto construção de conhecimento que envolve emoção e razão?
E quais trabalhos desenvolvidos com outras disciplinas?
Já assistiram ao vídeo do Professor Sérgio?
Especialmente quando ele aponta a questão de EaD como um sistema
inclusivista do conhecimento?
Todo ano é um sucesso e um aprendizado, pois temos que pesquisar e agir o tempo todo, trocar informação planejar, replanejar.
Concluíndo: "O melhor professor: o aluno." Madre Tereza de Calcutá."
Concluíndo: "O melhor professor: o aluno." Madre Tereza de Calcutá."
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